segunda-feira, 3 de maio de 2010

Antroposofia – Fique por dentro dessa Ciência

A Antroposofia caracteriza-se por ser um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo. Foi introduzida no século XX pelo austríaco Rudolf Steiner. No Brasil, o estudo e cultivo da Antroposofia foi trazido na mesma época que Steiner, mas foi precisamente em São Paulo que o grande desenvolvimento se deu e o estado continua sendo referência no estudo antroposófico.

Dentre algumas características que a diferencia de outras filosofias e práticas podemos citar:

Abrangência: Ela cobre toda a vida humana e a natureza, tendo assim aplicabilidade em todas as áreas da vida.

Desenvolvimento da consciência, da auto-consciência, da individualidade e da liberdade: Para a Antroposofia, essas quatro características humanas devem ser preservadas e desenvolvidas.

Renovação da pesquisa científica: A Antroposofia busca renovar a pesquisa científica tornando-a mais humana e harmonizada com a natureza, tendo obtido excelentes resultados no desenvolvimento de medicamentos, na compreensão de animais e plantas etc.

Em uma das áreas mais importantes da Antroposofia se encontra os Alimentos Antroposóficos, que são ricos em cristais de quartzo (elemento considerado “o portador de luz” pelos químicos). Os cereais integrais (aveia, milho, trigo, cevada) promovem desintoxicação, harmonização e adequação do funcionamento do metabolismo.

Outro destaque da Antroposofia na área de saúde é a Agricultura Biodinâmica, que busca o cultivo de alimentos condignos com o ser humano, algo que se perdeu no caminho da industrialização focada na monocultura e na criação de animais fora de seus ambientes naturais.

Na Agricultura Biodinâmca, o agricultor faz a seleção e o cultivo das próprias sementes, e também é o responsável pela adaptação e escolha dos animais. Praticada em mais de 50 países, a Agricultura Biodinâmica está a serviço do meio ambiente e da alimentação saudável do ser humano.

Além da agricultura, a Antroposofia está presente no tratamento de doenças (com Medicamentos Antroposóficos obtidos através de substâncias encontradas na natureza), na Arte (danças, pinturas, esculturas), na Arquitetura (vinculada à metamorfose da forma), na Educação (Pedagogia e Psicologia) e também no auxílio ao ser humano em recuperar a harmonia com a natureza (terapia artística e arte da fala).

Na sociedade turbulenta em que vivemos, a Antroposofia serve de guia para uma melhor qualidade de vida, saúde e paz consigo mesmo!

Para mais informações: Sociedade Antroposófica no Brasil

Nenhum comentário: